quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Perca-Sol

Nome comum: Perca-sol
Nome científico: Lepomis Gibbosus
Origem: América do Norte

Esta espécie foi introduzida na Europa por volta do Século XIX, como peixe ornamental, dado as cores vivas que exibe. A primeira referência desta espécie nas nossas águas interiores data dos anos 70, nas bacias hidrográficas do Douro e Tejo, estando actualmente espalhada por todo o território Português.
A Perca-Sol normalmente não ultrapassa os 25 cm de comprimento e as 100 grs de peso, os seus habitats predilectos são os açudes, barragens e até lagos, pouco profundas e em especial com muita vegetação.
Alimentam-se de insectos, peixes mais pequenos, larvas, ovos de outras espécies nativas, devido ao seu apetite voraz, por vezes, compromete o equilíbrio das espécies na massa de água onde se encontra.
É um peixe muito agressivo e extremamente territorial, tornando-se um predador activo e competindo com qualquer outro animal que tente "ocupar" o seu lugar (habitat)
São ovíparos, reproduzindo-se em meados de Maio e Junho, depositando a fêmea os seus cerca de 3000 ovos, em depressões no fundo arenoso, escavadas pelo macho, que após a postura monta guarda aos ovos.
É um peixe tolera níveis de oxigénio muito baixos na água, tornando-se por vezes numa praga, faz parte da alimentação do achigã, sendo este o seu principal predador.

Fontes: www.pica-peixe.web.pt | pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário